Financiamento à Importação: quais são as vantagens 

Você já parou para pensar que o incentivo ou financiamento à importação é uma espécie de tabu para os players do mercado? 

Isso acontece porque ninguém gosta de admitir que não tem capital suficiente para importar o tanto quanto gostaria. 

Muito embora o financiamento à importação não seja amplamente divulgado pelo governo brasileiro, este é um assunto extremamente importante que interessa às empresas que desejam importar, mas não contam com grandes quantias para destinar ao seu capital de giro. Afinal, qualquer atividade de importação exige uma boa reserva financeira. 

Se você busca alternativas para viabilizar a importação da sua empresa, este artigo foi feito para você! 

Acompanhe as próximas linhas e saiba de todos os detalhes que envolvem o FINIMP (Financiamento à Importação). 

O que é financiamento à importação? 

Financiamento à Importação, ou FINIMP, é uma linha de financiamento exclusiva para importadores e, por ser exclusiva ao importador, é possível contratá-la para custear os itens de uma compra internacional e também os custos aduaneiros envolvidos na operação. 

Uma ótima opção para as empresas que estão começando a caminhada na importação! 

O recurso financeiro dessa linha de crédito pode ser tomado junto a instituições financeiras nacionais ou internacionais. Ou seja, a dívida contraída pode ser feita em reais ou em dólar, você decide. 

Um ponto importante a ser esclarecido é que esse tipo de transação financeira é regulamentada pelo Banco Central. Portanto, os bancos envolvidos na transação devem estar aptos a operarem no mercado de câmbio brasileiro. 

Quem pode solicitar um financiamento à importação?  

Não há maiores restrições e independe do porte da empresa, ou seja, o FINIMP pode ser contratado por qualquer importador de produtos, bens ou serviços. No entanto, o requisito é que a empresa que deseja contratá-lo precisa estar habilitada no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) como importadora e possuir conta ativa em um banco ou instituição financeira devidamente autorizada a operar no mercado de câmbio. 

Essas são as premissas para solicitar a linha de crédito. Mas é claro que a sua concessão envolverá uma análise minuciosa de crédito levando em conta todos os documentos relacionados à operação de importação que se deseja financiar. 

Quais as opções de Financiamento à Importação? 

O financiamento à importação conta com duas opções e o importador pode escolher entre contratar FINIMP Direto ou FINIMP Repasse. 

Em seguida você encontrará um compilado com as informações mais importantes sobre cada uma dessas opções para ter condições de avaliar e compreender qual é a opção mais interessante para o seu contexto. 

Acompanhe: 

FINIMP Direto 

Como o próprio nome indica, essa modalidade prevê que o importador tome o recurso financeiro diretamente com uma instituição financeira localizada no exterior. Portanto, não há incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), já que esse imposto se aplica somente quando existe algum tipo de intermediação bancária. No entanto, a sua contratação prevê a incidência de IR (Imposto de Renda). 

Na prática, a instituição financeira responsável pelo pagamento da compra é o banco escolhido no exterior que fará a remessa da quantia ao exportador. Isto é, o importador não se envolverá com a parte operacional do pagamento internacional. 

FINIMP Repasse 

Nesse caso, a operação é iniciada pelo banco brasileiro que solicitará o valor a um banco estrangeiro, ou seja, a operação conta com o envolvimento de duas instituições financeiras e por isso haverá a incidência de IOF, porém não haverá incidência de IR (Imposto de Renda). Além disso, haverá uma cobrança de comissão por conta da operação interbancária. 

Essa modalidade é indicada para empresas inexperientes ou até mesmo as que já contam com experiência no mercado internacional, mas são muito conservadoras e não se sentem confortáveis com o fato de assumir uma dívida em moeda estrangeira. 

Quais as vantagens do financiamento à importação? 

Agora que você já sabe sobre o funcionamento do Financiamento à Importação, vamos lhe contar mais sobre as vantagens. 

Confira a seguir: 

Financiar 100% da operação 

Sem sombra de dúvida, a maior vantagem do Financiamento à Importação é a possibilidade de custear 100% das despesas da operação e isso quer dizer que, além do valor da Fatura Comercial (Invoice), os custos aduaneiros, transporte internacional e seguro da carga, remoção e armazenagem também podem ser parcelados com o banco. 

Prazo longo 

O prazo para quitar o financiamento pode chegar a dez anos, contudo, irá depender da análise de crédito feita pelo banco. Vale lembrar que o exportador receberá o pagamento à vista. 

Juros competitivos 

As taxas de juros aplicadas no Financiamento à Importação são as mesmas praticadas no mercado internacional, tais como SOFR (Secured Overnight Financing Rate) e BSBY (Bloomberg Short-Term Bank Yield Index). A propósito, é importante dizer que a taxa Libor (London Interbank Offered Rate) está em processo de extinção e, por mais que a Receita Federal do Brasil (RFB) ainda não tenha feito comunicados formais sobre isso, é provável que algumas instituições bancárias ainda possam ofertá-la em contratos de curta duração. 

Para saber maiores informações a respeito desse tema clique aqui e confira o artigo que a Forbes publicou recentemente na rede. 

Baixa burocracia 

Não existem formulários específicos e nem análises mirabolantes, pois a ideia é facilitar a vida do importador. Dependendo da modalidade escolhida, existe a possibilidade de terceirizar todos os trâmites operacionais inerentes ao pagamento internacional sem envolver o seu time financeiro. 

Conte com a Sym Trade para os seus processos de importação 

Nós, enquanto especialistas, sabemos que a boa gestão dos processos de comércio exterior é a chave para o sucesso de qualquer operação internacional. 

Afinal, a realidade da maioria das empresas que trabalham com importação não é um mar de rosas e muitas já se depararam, ao menos uma vez, com dificuldades de capital de giro ou sufocamento de caixa para dar conta de honrar os custos de uma operação internacional que é complexa por natureza. 

Nossa equipe é composta por profissionais de mercado altamente capacitados para prestar consultoria, gerenciar os seus processos e deixar você seguro quanto aos trâmites de uma negociação internacional. 

Entre em contato com a Sym Trade e saiba como podemos lhe ajudar. 

Compartilhe

Twitter
LinkedIn

Outros artigos, mesma categoria