Fechamento de Câmbio: conheça as melhores estratégias  

Já se perguntou como a falta de estratégia cambial pode impactar a prosperidade de uma negociação internacional? O artigo de hoje é exatamente sobre isso! Não deixe de ler as próximas linhas, pois você encontrará informações importantíssimas para ter sucesso no seu fechamento de câmbio. 

O que é fechamento de câmbio? 

De acordo com o Banco Central do Brasil (BACEN) o conceito de câmbio consiste na troca da moeda de um país pela moeda de outro país. Logo, é correto afirmar que o ato de converter moedas estrangeiras emitidas por empresas estrangeiras se chama fechamento de câmbio. 

Nesse sentido, cabe esclarecer que existem três formas de câmbio, conforme explicaremos a seguir. 

Pagamento Antecipado 

Neste caso, o importador precisa realizar o pagamento da fatura comercial, mais conhecida como Commercial Invoice antes do embarque da mercadoria. 

Pagamento à vista 

Os pagamentos à vista de produtos internacionais são feitos no momento do desembarque da mercadoria. Ou seja, o fechamento de câmbio acontecerá antes do processo de nacionalização. 

Pagamento a prazo 

Como o nome indica, trata-se de uma negociação com prazo pré-estabelecido. Entretanto, não significa que o prazo de pagamento negociado entre exportador e importador é igual ao prazo para o fechamento de câmbio. 

De acordo com o Banco Central, o prazo entre a contratação e a liquidação do contrato de câmbio de uma operação de exportação é de 1.500 dias. 

Já as operações de importação contam com prazo de 360 dias. 

Como funciona o fechamento de câmbio? 

O fechamento de câmbio pode ser feito por instituições financeiras habilitadas a operar no mercado de câmbio – que se resumem a bancos e corretoras -, também chamadas de casas de câmbio. 

Na prática, este é um processo metódico que envolve a análise por parte do banco acerca dos documentos formais da negociação internacional. 

Cabe salientar que o fechamento de câmbio é dividido em três etapas: a negociação, a contratação e a liquidação. 

Acompanhe os detalhes de cada uma dessas etapas a seguir. 

Negociação 

Este é o momento que antecede o contrato de câmbio, pois é quando a empresa que necessita realizar o câmbio está solicitando cotações e negociando as taxas. 

É preciso muita atenção sobre todas as taxas que serão cobradas além da taxa de câmbio contratada, como por exemplo taxa de serviços e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) estimado. 

Contratação 

Depois da negociação da melhor taxa é hora de registrar uma reserva com a instituição financeira escolhida. Este é o momento em que o contrato de câmbio será celebrado e o banco do importador receberá uma ordem de pagamento para remeter a quantia ao exportador. 

contrato de câmbio

Liquidação 

Esta é a etapa final. Ela é marcada pelo comprovante do pagamento, comumente chamado de SWIFT. 

Por que é importante ter uma estratégia para o fechamento de câmbio? 

Quando o assunto é Comércio Exterior a exposição à volatilidade da moeda é inevitável, entretanto, uma boa estratégia para o fechamento de câmbio poderá minimizar os riscos relacionados à essa variação cambial. 

Ou seja, é importante se atentar aos movimentos do mercado e aos produtos financeiros que o banco tem para oferecer. Isso porque, enquanto alguns deles são focados no fluxo de caixa, outros lhe ajudarão a garantir uma margem de lucro saudável e outros, ainda, terão o papel de antecipar os recebíveis. 

Quais as melhores estratégias para fechamento de câmbio? 

A melhor estratégia é a que representa maior segurança em relação à flutuação da moeda e, por isso, algumas linhas de crédito poderão ser consideradas.  

A seguir abordaremos esse assunto com mais detalhes. Acompanhe: 

FINIMP 

A sigla FINIMP significa Financiamento à Importação. Esta é uma opção destinada ao fluxo de caixa, pois o foco é garantir o capital de giro para empresas que não contam com grandes quantias para custear inteiramente uma operação de importação. 

É uma linha de crédito que financia até 100% do Valor Aduaneiro. Ou seja, além da mercadoria, cobrirá custos relacionados ao frete, seguro e tributos incidentes sobre a importação. 

O financiamento conta com duas modalidades conforme os detalhes abaixo. 

FINIMP Direto 

Ao optar por esta modalidade, o importador obterá o recurso financeiro diretamente com um banco no exterior que será a instituição financeira responsável pelo pagamento ao exportador. 

FINIMP Repasse 

Esta modalidade também permite ao importador obter o recurso de banco estrangeiro. Entretanto, esta operação será intermediada por um banco brasileiro com o objetivo de assegurar a operação em nome do importador. Na prática, a dívida será honrada em moeda nacional. 

Financiamento ACC e ACE 

O ACC significa Adiantamento sobre Contrato de Câmbio e, como o nome indica, trata-se de uma antecipação do valor da operação de exportação que está prevista para acontecer. 

Já o ACE significa Adiantamento sobre Cambiais Entregues, ou seja, é antecipação do valor da exportação logo após o embarque da mercadoria. 

Ambos são produtos financeiros que poderão ser contratados com bancos locais e simplificam o fluxo de caixa do exportador no fechamento de câmbio. 

Back to Back 

Esta é uma modalidade bastante adotada por empresas multinacionais que contam com plantas fabris em muitos locais do mundo e que precisam beneficiar algumas mercadorias antes de comercializá-las de fato. 

Na prática, portanto, o exportador está localizado em um país, o importador em outro e o recebedor em um terceiro país. Nesta operação não há, portanto, necessidade de um processo logístico completo em dois países com custos duplicados. 

Neste caso o importador assume o papel de patrocinador, já que arcará com todos os custos. 

Já o nome técnico dado ao recebedor da carga é notify, visto que ele será notificado pelas autoridades aduaneiras de que a mercadoria chegou no destino final e, portanto, deve se encarregar pelo processo de nacionalização da carga. 

As operações triangulares sempre tiveram má fama devido a tanta burocracia. Afinal são três empresas que atuam na negociação e, justamente por isso, a operação back to back pode envolver moedas e cotações diferentes. 

Para tanto, o pagamento ao fornecedor bem como o recebimento da quantia devem acontecer com o apoio de instituições financeiras que farão o intermédio desse processo financeiro. 

Importe com a Sym Trade  

Agora que você já sabe que somos especialistas em fechamento de câmbio não deixe de nos contatar, estamos prontos para desenhar a melhor estratégia de acordo com a sua realidade. 

Clique aqui, preencha o formulário de contato e em breve lhe retornaremos para ajudar no planejamento da sua importação.

Compartilhe

Twitter
LinkedIn

Outros artigos, mesma categoria