Por que internacionalizar uma empresa por meio de Trading Company?

Com o foco direcionado para as vendas de seus produtos e a satisfação do cliente, as empresas importadoras e exportadoras iniciantes no mercado internacional podem contar com a ajuda dos serviços prestados por uma Trading Company. No Comércio Exterior os gestores podem focar no seu core business, deixando as demais atividades para que agentes terceirizados as desempenhem com suas experiências internacionais.

Esse parceiro auxiliará principalmente na solução dos problemas pertinentes ao processo logístico do Comércio Exterior, resultado também da falta de conhecimento nos trâmites e procedimentos aduaneiros. Dessa forma, tais obstáculos serão minimizados com a ajuda de uma equipe de especialistas no assunto.

O que é uma Trading Company?

A Trading Company é a empresa que irá comprar e revender os produtos no mercado internacional, auxiliando seus clientes nas transações, prestando serviços de assessoria ou de distribuição de produtos importados.

É um parceiro especializado em operações de exportação de produtos, para pequenos e médios empresários que não querem ou não podem investir em uma estrutura interna de Comércio Exterior, mas buscam viabilizar a sua internacionalização por meio de terceiros nessas atividades.

Além disso, a Trading Company possui um Certificado de Registro Especial, o que garante um status maior de porte e de capital social. Por isso é bem-vista em operações maiores e nas tratativas com os grandes clientes multinacionais.

Posso usar os serviços da Trading Company tanto na importação quanto na exportação?

Na importação a Trading Company presta assessoria aos seus clientes oferecendo benefícios fiscais, como a redução de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para importações realizadas vias portos e aeroportos, ou por produtos importados via Mercosul, pela fronteira terrestre.

Já no processo de exportação a empresa negocia diretamente com o agente, ou seja, a venda é feita para o intermediário, que em seguida fará a venda para o comprador no exterior. São isentas taxas como IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS, PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

Quer saber as diferenças entre Importação por Encomenda e por Conta e Ordem? Leia este artigo na íntegra.

Quais são as vantagens de fazer uma parceria com uma Trading Company?

A Trading Company oferece diversos benefícios para os seus clientes atuarem no mercado internacional.

Nesse tipo de relacionamento existem os conhecimentos técnicos que o agente especializado precisa ter, oferecendo-os em forma de vantagens, como:

· relacionamento comercial;

· contrato logísticos;

· finanças; e

· aduanas.

Além disso, precisam apresentar competências subjetivas, como:

· habilidade com idiomas;

· expertise internacional; e

· conhecimento intercultural.

Por meio de profissionais altamente capacitados, falam diversos idiomas, tornando a comunicação entre clientes de países distintos mais fluida. Como resultado as barreiras culturais nas negociações internacionais são reduzidas.

Disponibiliza também uma rede de contatos de fornecedores maior, diminuindo a falta de mercadorias e dando mais opções de escolhas dos produtos ofertados.

Possibilita a oportunidade de comprar em quantidades menores, as quais se adequem melhor ao orçamento e à estocagem de cada cliente em separado.

Proporciona um portfólio de serviços que dará maior segurança ao processo internacional, além da redução de custos excedentes causados por conta de tarefas executadas de forma errada ou por falha na falta de conhecimento nas transações do Comércio Exterior.

Razões para internacionalizar uma empresa por meio de uma Trading Company

O principal motivo de contratar o serviço de uma Trading Company para fazer as negociações internacionais com uma boa margem de lucro é o capital.

Ou seja, para as operações internacionais o risco cambial fica a cargo do parceiro operacional. O cliente já recebe um valor determinado antes do embarque e qualquer oscilação, seja por conta de motivos operacionais ou cambiais, será arcado pelo especialista.

Utilizando de toda a sua expertise, mesmo que desfrute a oportunidade de atuar em um mercado com produtos que desconhece as condições comerciais e de distribuição, pode revender pelo preço final e trabalhar para cumprir o planejado.

Foco no negócio principal

A Trading Company ajuda as pequenas e médias empresas – importadoras ou exportadoras, com pouca experiência no mercado internacional ou sem um setor específico para o Comércio Exterior – a desempenharem melhor as suas atividades de compra e venda dos produtos, pois assim podem focar no seu negócio e deixar toda a burocracia por conta do parceiro.

Expansão no mercado internacional

As empresas iniciam ou melhoram seus processos de internacionalização por meio da ampliação das transações internacionais, para que não dependam do mercado nacional para a venda ou a compra dos produtos que desejam. Dessa forma, poderão atuar em mercados diferenciados sem riscos de falhas ou problemas burocráticos.

Burocracias no Comércio Exterior

Todo o processo operacional, desde o pedido até a chegada da mercadoria no armazém do cliente final, fica por conta da experiência da Trading Company. Ela facilitará a negociação entre fornecedor e cliente, de forma ágil e prática para ambas as partes e sem custos desnecessários.

Benefícios fiscais

A Trading Company fica estrategicamente localizada no estado que oferta o melhor regime especial do ICMS, então o mesmo benefício pode ser repassado para o cliente final.

Redução dos custos operacionais

A logística da Trading Company é mais barata e otimizada porque compra de vários fornecedores, em um volume maior e com melhor poder de barganha. Dessa maneira, de uma só vez junta as quantidades dos pedidos menores que seus clientes não conseguiriam realizar diretamente.

Portanto, colabora na redução dos custos de armazenagem e de estocagem, na economia de tributos, na eliminação de multas e no seguro contra imprevistos.

A Sym Trade presta assessoria para habilitação no RADAR

A Sym Trade é especializada em Importação e Exportação, consultoria e assessoria em Comércio Exterior, em todos os segmentos do comércio e da indústria. Atua como empresa Comercial Importadora e Exportadora desde 1998, cuidando do “door to door” desde a prospecção do produto, passando pela negociação e os trâmites aduaneiros, até a chegada e o recebimento do bem.

Sua experiência proporciona uma abordagem fundamentada na objetividade, na agilidade e no planejamento estratégico, com foco em segurança e redução de custos,

sempre atentos a todas as questões fiscais, tributárias, e de habilitação para importar e exportar.

A Sym Trade é uma Trading Company que trabalha para realizar com sucesso as importações de seus clientes por Conta e Ordem ou por Encomenda.

Uma vez que sem o RADAR (Regime e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) a empresa não pode realizar nenhuma operação no Comércio Exterior, a Sym Trade presta assessoria e acompanhamento em processos para a obtenção de registro e cadastramento junto à Receita Federal do Brasil (RFB).

Assim, pode decidir em conjunto com seus parceiros as melhores opções para importação ou exportação que serão negociados através do RADAR.

Compartilhe

Twitter
LinkedIn

Outros artigos, mesma categoria