8 dicas para contratar uma Trading Company

Neste artigo falaremos da importância de uma Trading Company para dar o suporte necessário às empresas que ainda são pouco internacionalizadas.

Exploraremos o assunto com algumas dicas que irão auxiliar os importadores e os exportadores a superarem constantes inseguranças nas tarefas a serem executadas no Comércio Exterior, pois sabemos da sua complexidade.

Com o propósito de encontrar facilidades para se conectarem às empresas e aos clientes, a estratégia dos gestores em executar o trabalho com o parceiro operacional ideal torna o processo de importação e de exportação mais seguro nas negociações internacionais.

O que faz uma Trading Company?

A Trading Company é aquele parceiro que vai facilitar e dinamizar o comércio internacional entre as empresas importadoras e exportadoras com os fabricantes, melhorando assim as conexões entre vendedor e comprador de países diversos, na procura pela minimização de todos os obstáculos.

Possui diversas atribuições, por exemplo:

· importação e exportação de produtos de vários fornecedores;

· atuação em mercados diversos;

· fomento à redução dos custos operacionais; e

· atendimento a demandas variadas por conta do acesso à uma extensa lista de produtos.

Poderá também desempenhar o trabalho em operação por Conta e Ordem ou por Encomenda, sendo vinculado sempre ao encomendante por meio do RADAR (Sistema

Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) e de uma relação de confiança, decidindo junto aos seus clientes qual será a melhor opção.

Por que devo contratar uma Trading Company?

A Trading Company tem uma visão ampla e integrada de todas as etapas nas negociações do Comércio Exterior, cuidando desde o sourcing até a chegada do produto no armazém do cliente final.

São mais utilizadas por empresas de pequeno e de médio porte, com pouca experiência na internacionalização ou que não possuem um departamento de Comércio Exterior.

As empresas de grande porte não devem descartar de todo a facilidade que é trabalhar com as Trading Companies, pois, em alguns casos, seu fluxo de caixa pode ser beneficiado.

As Trading Companies podem realizar toda a gestão do processo, com o intuito de:

· garantir boa classificação fiscal na mercadoria;

· gerir embarques e a cadeia logística;

· negociar volume com fornecedores e clientes;

· realizar o despacho aduaneiro;

· permitir custos e controle dos processos mais acertados;

· gerar maior poder de negociação e com mais qualidade.

Como uma Trading Company pode reduzir meus custos com importação e exportação?

Uma Trading Company atua com diversos clientes, visto que possui forte ligação com todos os envolvidos nas operações de importação e de exportação. Dessa forma, poderá efetuar em um mesmo pedido uma solicitação única para um grande fornecedor do produto desejado pelas pequenas e médias empresas, que sozinhas não teriam atingido a quantidade mínima exigida para a efetivação da negociação.

No caso das empresas em fase de expansão, que desejam explorar fontes diferenciadas de abastecimento de insumos, com segurança e lucro, a Trading Company colabora na redução dos custos e de outras áreas, como:

· economia de tributos;

· seguro contra imprevistos;

· eliminação de multas por erros – afinal, ela sabe o que faz;

· redução de custos com armazenagem e estocagem.

Quais as dicas para contratar uma boa Trading Company?

Trabalhar em parceria com uma Trading Company pode ser uma boa oportunidade para as empresas se abrirem para o mundo sem esbarrar em problemas nas negociações e sem a necessidade de investimentos operacionais para se inserir no mercado internacional.

1. Verifique a localização da Trading Company

Por conta dos benefícios fiscais, a Trading Company sempre está geograficamente instalada em estados estratégicos que ofertam regimes especiais de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), conseguindo assim repassar o mesmo benefício para o seu cliente final.

2. Processos de importação e exportação garantidos

Dispensando a atenção redobrada ao processo envolvido, a Trading Company realiza pesquisa de idoneidade de clientes e a capacidade de entrega dos fornecedores conforme a complexidade da mercadoria, providenciando inspeções que garantem também a negociação logística como um todo.

3. Rede de clientes internacionais

Com atuação ativa no mundo dos negócios internacionais, a Trading Company aborda as empresas com pontualidade e transparência, a fim de encontrar soluções por meio de pesquisa de mercado, estratégias de marketing e um bom networking.

4. Rede de fornecedores internacionais

A Trading Company sempre pesquisa os fornecedores por alternativas viáveis que atendam aos seus clientes. Desse modo, criam uma rede de contatos especializada, permitindo uma oferta variada de mercadorias que impactam diretamente na qualidade das operações.

5. Especialista de mercado

É o tipo de parceiro que é especialista na prospecção, compra e venda de todo o tipo de produto que circula no mercado internacional. A Trading Company pode atuar fortemente em determinado nicho de mercado, com foco nas características do produto, cuidando sempre das exigências internacionais e que constam na legislação.

6. Profissionais experientes

A Trading Company atua em mercados internacionais que exigem do profissional boa qualificação, técnicas e experiência comercial para que consigam desenvolver negócios pautados com certa especialidade.

Ou seja, os profissionais experientes, de diferentes mercados e países, precisam ser capazes de realizar boas negociações por meio de análise técnica para dar o suporte necessário na segurança da operação.

Geralmente esses profissionais são: contadores, gestores de negócios, equipes de comercialização e logística e os trades. Eles formam pontes entre os fornecedores e os clientes, pois conhecem bem o produto, o mercado interno e externo, e dão assistência para viabilizar os negócios com maior rentabilidade.

7. Tecnologia para gestão

A Trading Company utiliza de bons softwares de gestão empresarial que ajudam nos bons negócios. Isso porque a tecnologia entrega recursos para a eliminação de falhas por meio da automatização das atividades a serem desempenhadas.

8. Volume de negócios

Por fim, a Trading Company adquire quantidades específicas de mercadorias, com a capacidade de acessar vários clientes e fornecedores de países diversos. Dessa maneira, possibilita um mix de aquisição e de venda que dificilmente seria possível em operações únicas e diretas.

A Sym Trade é especialista em Importação por Conta e Ordem A Sym Trade figura na negociação de seus clientes como a importadora dos seus parceiros operacionais, promovendo assim o despacho aduaneiro de importação e de exportação da mercadoria solicitada por eles. O desenvolvimento de operações por Conta e Ordem é regulamentado pela Instrução Normativa 225/2002, que oferece as seguintes vantagens:

· produtividade;

· redução tributária;

· economia;

· segurança;

· controle;

· mobilidade.

Os nossos clientes ganham em produtividade porque delegam a operação para a nossa equipe, que atuará com o departamento de importação da empresa. Então o gestor poderá dedicar tempo para focar no seu core business.

Desse modo, resultará em mais segurança tanto no fechamento do câmbio quanto no pagamento de tributos federais (mediante aprovação prévia) e, ainda, um melhor controle dos custos por meio de relatórios recebidos de todo o processo. Sem contar que a Sym Trade oferece mobilidade para realizar operações em qualquer zona alfandegária dentro do território nacional.

Compartilhe

Twitter
LinkedIn

Outros artigos, mesma categoria